Significado de Ansiedade


O que é Ansiedade



Ansiedade é um substantivo feminino. O termo vem do Latim anxietas, que significa “ansiedade, angústia”, de anxius, que é “perturbado, carente, pouco à vontade”, do verbo anguere, que quer dizer “apertar, sufocar”.

O significado de Ansiedade é um desconforto físico e psíquico extremamente normal, ou seja, é um estado de apreensão ou medo que acomete uma pessoa quando esta antecipa uma situação importante, desagradável ou perigosa.

Nesses casos, a ansiedade é considerada o mesmo que uma angústia, aflição ou agonia.

Veja também o significado de angústia.

Um quadro de ansiedade pode estar acompanhado de sintomas de tensão – aquele perigo de alguma situação pode ser interno ou externo, real ou não.

Como reação natural do ser humano, a ansiedade faz bem para a saúde, sendo bem útil para se adaptar ou reagir a dezenas de situações de expectativas ou medos.

No sentido figurado, a ansiedade se classifica como um desejo intenso e impetuoso, de avidez, de sofreguidão e impaciência. Além disso, pode ser designada como a ausência de tranquilidade, receio e medo.

Na área da Psicologia, a ansiedade pode ser patológica quando essa condição se transforma em sofrimento, quando há um impacto extremo, generalizado e sistemático pela expectativa de que algo inesperado e perigoso irá acontecer e que o próprio indivíduo se sinta indefeso.

Em tal momento, a ansiedade começa a interferir diretamente no funcionamento saudável do organismo e da vida da pessoa como um todo, pois se tende a ter uma preocupação excessiva, dificuldades para dormir, dores musculares e indigestão como principais sintomas.

Estudos afirmam que a ansiedade está associada com algum desequilíbrio ou mesmo um transtorno nos neurotransmissores que fornecem ao cérebro as sensações de felicidade e bem-estar. Ainda, a ansiedade pode ser provocada por alguns fatores, como:

  • Fatores genéticos,
  • Qualidade de vida,
  • Alimentação,
  • Rotina de estresse.

Existem outras causas que podem favorecer o risco desse transtorno, entre os quais a presença de traumas na infância, ser do sexo feminino, o uso abusivo de substâncias (álcool, nicotina e drogas) e a própria personalidade da pessoa.

Veja também o significado de transtorno.

Tipos de Ansiedade

A ansiedade patológica pode estar relacionada a esses tipos de transtornos:

  • Ansiedade Generalizada: é a ansiedade com os sintomas descritos anteriormente – a preocupação em excesso e irrealista diante de situações do dia a dia, podem provocar também problemas de sono, dores no corpo e sensação de estar sempre indigesto,
  • Fobias: é aquele medo irracional e excessivo em relação a alguma coisa ou situação, tais como a aracnofobia descreve o medo (fobia) de aracnídeos (aranhas),
  • Perturbação de Pânico: classifica as crises de pânico que ocorrem sem uma causa aparente,
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva: é um quadro de ideias e pensamentos que faz com que a pessoa tenha impulsividade incontrolável, muitas vezes com atitudes inapropriadas e invasivas,
  • Síndrome de Pós-Stress Traumático: são sintomas que surgem após algum evento extremamente traumatizante e estressante.

O tratamento para ansiedade e qualquer um de seus tipos requer a associação de medicamentos e psicoterapia.

O significado de Ansiedade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Ansiedade |