Anomalia é classificada pela gramática portuguesa como um substantivo feminino, cuja origem reporta-se ao latim anomalia. Trata-se de tudo aquilo que se desvia do seu curso normal e que pode ser considerado como anormal ou aberração.
Em Astronomia, a anomalia é empregada para se referir ao ângulo que define a posição de um determinado astro que esteja em movimento orbital circundando outro. Do mesmo modo, também pode se referir a qualquer tipo de alteração repetitiva e periódica na órbita de algum planeta.
Na Geometria, é o tipo de ângulo orientado entre o eixo polar e o raio vetor em um sistema de coordenadas polares. É também conhecido como ângulo polar.
Na Linguística, é o princípio em que as línguas se comportam com muitas exceções e acabam se tornando uma locução linguística que expressa algum tipo de exceção, visto que não seguem as regras definidas, já que não obedecem aos paradigmas rígidos regulares.
Na Geofísica, a anomalia é empregada para se referir à amplitude irregular na periodicidade da maré, a qual é também conhecida como “anomalia da maré”.
Na Biologia, existem basicamente dois tipos de anomalias cromossômicas: as numéricas e as estruturais. As numéricas nem sempre possuem uma base disjuntiva (a não disjunção pode ocorrer durante o processo de mitose ou de meiose, assim como no pai como na mãe). E isso pode provocar mudanças no cromossomo, principalmente em sua quantidade.
Já nas estruturais, como o próprio nome sugere, o cromossomo acaba sofrendo uma quebra e em seguida uma reconstituição, a qual acontece de forma aleatória. Eles se realocam de acordo com as circunstâncias e tal procedimento pode ser chamado de duplicação, inversão, translocação ou deleção.
As quebras do cromossomo geralmente acontecem devido a fatores externos como, por exemplo, uso de drogas, exposição à radiação, contato com produtos químicos ou vírus.
Outro termo bastante empregado é anomalia genética, que acontece nos genes do organismo e que, por conseguinte, pode provocar o desenvolvimento de determinadas características especiais, como é o caso da Síndrome de Down.
As anomalias genéticas podem ocorrer devido aos seguintes fatores: uso de álcool, nicotina ou até mesmo antibióticos, certas tinturas para cabelos e doenças como Rubéola e Toxoplasmose.
Anomalia de Bélády é um fenômeno que foi demonstrado em 1969 pelo cientista computacional húngaro László Bélády (1928 - ). Ele comprovou que mesmo que haja o aumento de molduras o número de faltas se elevam, principalmente quando se utiliza o algoritmo de substituição FIFO.
O significado de Anomalia está na categoria Significados