Significado de Anjo


O que é Anjo



Anjo é uma palavra grega ángelos e significa mensageiro. Assim sendo, um anjo é uma criatura espiritual que vive no céu, mas que atua como mensageiro entre Deus e os seres humanos.

Eles passaram a ser conhecidos através de diversos relatos bíblicos onde apareciam para os homens para transmitirem a mensagem divina. Um dos exemplos mais famosos foi a aparição do anjo Gabriel à Maria de Nazaré para lhe comunicar que a mesma engravidaria e daria a luz a Jesus Cristo. Já em outros momentos do Evangelho, o anjo aparece para orientá-la dos perigos iminentes que corriam.

No episódio da Tentação de Cristo, após recusar todas as ofertas oferecidas pelo diabo, os anjos apareceram para confortarem Jesus, assim como na agonia vivenciada no Horto das Oliveiras, em que um anjo surgiu para fortalecê-lo ao final da oração suplicante.

A angelologia é a ciência que estuda os anjos, os quais são classificados em três tríades, a saber: A primeira (Serafins, Querubins e Tronos) são os anjos mais próximos a Deus; Segunda Tríade (Dominações, Virtudes e Potestades) que são considerados os príncipes da Corte Celestial e responsáveis pelo Universo e os reinos minerais, vegetais e animais; Terceira Tríade (Principados, Arcanjos e Anjos) são os seres mais próximos aos homens e que levam suas orações e pedidos a Deus.

Lúcifer, de acordo com a tradição cristã, era um anjo de luz (como seu próprio nome pode ser traduzido), mas que se rebelou contra Deus, que o expulsou do céu, e com isso passou a ser considerado um anjo decaído.

Após sua queda, tornou-se o príncipe do inferno e passou a liderar outros anjos demoníacos que lutam contra o Bem. A compreensão de seu universo, características e as guerras que travam contra Deus, os anjos celestes e os homens são estudadas por uma ciência própria conhecida como Demonologia.

Os anjos são reconhecidos em diversas tradições religiosas. Para o Judaísmo, são seres inteligentes, dependentes do poder de Deus e que são um elo entre Ele e os homens. Para o Budismo e o Hinduísmo, são conhecidos como devas (seres brilhantes) e podem se manifestar nos planos existenciais.

No Islamismo, os anjos se dividem entre bons e maus, sendo que os gênios (djins) possuem muitas características humanas. E para o Espiritismo, trata-se de seres perfeitos e que fazem cumprir a vontade divina na Criação.

Os anjos são adorados pela Igreja Católica e Ortodoxa, cuja prática é conhecida como angelodulia. E, por fim, o anjo da guarda, que nada mais é do que o protetor individual que é designado para cuidar de cada pessoa e auxilia-la nas dificuldades da vida.

O significado de Anjo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Anjo |