Andrógino é um adjetivo e substantivo masculino. O termo tem origem no Grego anér, que quer dizer “homem”, mais gyné, que é “mulher”.
O significado de Andrógino é bem comum na área da Biologia, pois define o que ou aquele que apresenta simultaneamente características do sexo feminino e masculino.
Ou seja, andrógino é o que ou aquele que possui características, ações, peculiaridades e condutas que oscilam tanto para o sexo masculino quanto para o sexo feminino, ou ainda que apresenta qualidades que são perceptíveis e presentes no sexo oposto.
Nesse caso, é comum que o termo andrógino seja considerado sinônimo de “hermafrodita”, que define o animal ou vegetal que possui em si os órgãos reprodutores masculinos e femininos. Entretanto, ambos os termos não são realmente semelhantes, pois andrógino se refere a características dos dois sexos, enquanto que o hermafrodita aborda a parte mais sexual.
Na área da Botânica, andrógino define todos os vegetais que produzem de forma simultânea flores masculinas e flores femininas.
Um indivíduo andrógino é aquele que tem aparência e comportamentos que variam entre o masculino e o feminino. Dessa maneira, entende-se que é uma pessoa que não se enquadra nem como mulher nem como homem – isso acontece por apresentar traços marcantes dos dois gêneros, sendo difícil estabelecer qual é o sexo da pessoa somente pela aparência.
Um andrógino é geralmente identificado como “pansexual”, pois pode ter atração por todos os sexos, ou até mesmo como “assexual”, por ser um indivíduo indiferente à prática sexual.
Na Psicologia, andrógino é o nome dado a um distúrbio de gênero, que causa uma condição psíquica onde o indivíduo não faz parte nem do sexo masculino nem do sexo feminino, sendo assim um indivíduo híbrido sexualmente, mas somente em sua mente.
Atualmente, a androginia é muito frequente na indústria da moda. Os modelos andróginos são requisitados por esse diferencial e na capacidade que têm de reforçar suas características através do uso de roupas, corte de cabelo, acessórios, maquiagem e comportamentos para protagonizar campanhas de várias marcas famosas.
Um exemplo são os desfiles onde se encontram mulheres de face angular e com cabelo curto, vestindo ternos, enquanto os homens possuem traços mais delicados no rosto, cabelos longos e até pintura nos olhos.
No entanto, a androginia não é algo da cultura contemporânea. Sua origem remonta às esculturas da Grécia Antiga, além das figuras clássicas de Leonardo Da Vinci e à obra “O Banquete” (de autoria de Platão). Esses três exemplos registram três tipos de homens: os machos, as fêmeas e os andróginos – os indivíduos com as características dos dois outros.
O significado de Andrógino está na categoria Significados