Anchova, também conhecida como enchova ou bluefish, é um peixe de água salgada. No Brasil, a espécie predominante é a pomatomus saltator, pertencente à família dos peixes pelágicos. As anchovas podem encontradas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul – do Amapá até o Rio Grande do Norte. No entanto, os estados onde são vistas em maior quantidade são Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Na realidade, a palavra anchova é usada para designar tanto o peixe, em si, quanto as famílias de peixes pelágicos – habitantes das águas oceânicas abertas. Os engráulidos – peixes pelágicos de águas costeiras ao redor do mundo – também fazem parte do grupo das anchovas. A espécie mais comumente encontrada no mar Mediterrâneo e no Atlântico Oriental é a Engraulis encrasiocolus, muito consumida na Europa Meridional.
O sucesso da anchova se deve, em parte, à sua versatilidade, podendo ser servida fresca, em salmoura, ou em conserva. O outro motivo para a popularidade do peixe é o sabor marcante. Entre os pratos que abrigam harmoniosamente a anchova estão as pastas, saladas, recheios de pizza etc. Além disso, ela pode ser assada e servida como prato principal. De maneira geral, a anchova é um peixe muito importante na cadeia alimentar, principalmente, por ser pequeno e servir de alimento para outras espécies.
Ainda na área da culinária, há a anchova negra, ou peixe-prego – cujo nome científico é Ruyettus pretiosus. Esta espécie é muito utilizada para preparar sushis e sashimis. A anchova negra é um peixe extremamente oleoso e seu consumo deve ser moderado, pois ele contém um óleo chamado gempylotoxin, que pode provocar problemas intestinais.
A anchova é um peixe de escamas, que tem o corpo alongado, a cabeça grande e a boca larga, marcada por uma mandíbula saliente e dentes afiados. As cores predominantes são o azul, no dorso, e o prateado, nos flancos e ventre. Algumas espécies podem alcançar até um metro e meio de comprimento e pesar até 20 quilos.
Uma das características marcantes do peixe é o fato de que ele se aproxima da costa nos meses de inverno, quando formam-se os cardumes. Os peixes mais jovens são mais aptos a integrarem grandes grupos, enquanto os mais velhos são mais característicos do isolamento. Na época da reprodução, os cardumes seguem para fora da plataforma continental, e vão para alto mar, para desovar. É também em alto mar que as anchovas ficam à espera de suas presas – algumas atacam, inclusive, indivíduos da mesma espécie.
As anchovas são, também, alvo dos praticantes da pesca esportiva. Para a prática do esporte, são necessárias varas de tipo médio ou pesado, que possibilitem a captura de espécies de grande porte. Na maioria dos casos, recomendam-se o uso de iscas artificiais para a pesca da anchova. A melhor situação para pescar anchovas é nas marés de vazante que ocorrem durante as luas cheia e nova.
O significado de Anchova está na categoria Significados