Significado de Analogia


O que é Analogia



Analogia é um substantivo feminino cuja origem é grega (língua em que tinha o sentido de proporção) e significa semelhança entre entidades distintas. O significado de analogia, porém, não se restringe à semelhança; é mais amplo e engloba:

-qualidade daquilo que é análogo;

-igualdade de razões na matemática;

-proporção matemática;

-semelhança de propriedades e funções;

-semelhança de algumas características, sem igualdade completa;

-método da lógica que fica entre a dedução e a indução.

Analogia na filosofia

No estudo da filosofia, analogia possui dois significados fundamentais. O primeiro deles está ligado à matemática. Platão foi o primeiro filósofo a utilizar esse sentido de analogia ao comparar as quatro formas de conhecimento que aparecem na República. Afirma Platão que o ser está para o vir-a-ser assim como a inteligência está para a opinião. Em outro trecho, diz: a inteligência está para a opinião assim como a ciência está para a crença e a dianóia está para a conjectura.

Aristóteles também fez uso do primeiro significado de analogia quando afirmou que as coisas não são todas iguais quando em ato, mas são iguais por analogia, pois todas as coisas se relacionam da mesma forma com os termos que designam suas potências.

O segundo significado fundamental de analogia no estudo da filosofia é o de provável extensão do conhecimento através da passagem de um conhecimento para outro que seja genericamente semelhante. Nesse sentido, Aristóteles afirmava que a probabilidade análoga aparece quando se diz o contrário do contrário.

Analogia em biologia

No estudo da biologia, mais especificamente da evolução das espécies, existe o conceito de órgãos análogos e homólogos.

Os órgãos análogos são aqueles que têm a mesma função, porém origem embrionária diferente; a semelhança se dá apenas pela função que exercem nos diferentes seres vivos. Um exemplo de estrutura análoga é a asa, que está presente em espécies muito distantes em termos de genealogia, como os insetos, as aves e os morcegos. Porém, em todos eles as asas têm uma mesma função.

Órgãos homólogos possuem a mesma origem embrionária e se desenvolvem de forma parecida mesmo em espécies diferentes. Órgãos homólogos não têm necessariamente a mesma função em todos os seres.

Analogia no direito

No direito, a analogia é uma forma de interpretação jurídica utilizada quando não há especificação da exata situação analisada que esteja prevista na lei. Para estes casos, a disposição legal a ser utilizada é aquela que regulamenta casos semelhantes.

O uso da analogia está previsto no artigo quarto da lei de Introdução do Código Civil quando se fizer necessário o preenchimento de uma lacuna sobre a qual não haja disposições legais.

A analogia pode ser usada no direito com base no princípio da igualdade jurídica.

O significado de Analogia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Analogia |