Significado de Anacoluto


O que é Anacoluto



Anacoluto é um substantivo masculino. O termo vem do grego anacólouthos, que significa “ato de não seguir”.

O significado de Anacoluto é uma figura de linguagem da Língua Portuguesa, conhecida também como “frase quebrada”, estando muito mais presente na linguagem oral.

O conceito é que o anacoluto se configura como uma quebra da estrutura sintática de uma frase, quando o assunto ou finalidade de determinada frase é apresentada antes do resto desta oração.

Para melhor entendimento, o anacoluto acontece quando a estrutura sintática de uma oração é interrompida, deixando solto algum termo ou expressão que era fundamental à sentença.

No lugar desse termo ou expressão, outra palavra, oração ou período é colocado.

Em geral, o termo inicial fica “solto” no discurso, não apresentando qualquer relação sintática com os outros termos.

Um exemplo é: “Meu vizinho, soube que ele está hospitalizado”, onde a primeira expressão “meu vizinho” supostamente seria o sujeito da oração, porém quando se termina a leitura da frase, já se constata que não há qualquer função sintática estabelecida.

Outro exemplo seria “Eu, toda vez que chego, você vem querendo brigar”. De imediato, considera-se o pronome “eu” como o sujeito da oração. Contudo, a introdução do período seguinte, “toda vez que chego”, faz com que se perceba que o sujeito está oculto, isto é, “toda vez que (eu) chego”, deixando o “eu” da frase sem função sintática.

O anacoluto, assim como as outras figuras de linguagem, é bastante utilizado em textos poéticos, pois fornecem uma maior expressividade ao texto. Especialmente no caso do anacoluto, há ênfase de uma ideia ou mesmo de uma pessoa do discurso.

Por regra, quando há a “quebra” das frases, em decorrência do anacoluto, há o uso de vírgulas.

A questão de que o anacoluto aparece com mais frequência na linguagem falada é que o seu sentido se altera bruscamente conforme a linha de pensamento do locutor (daquele que fala), afinal ele está construindo uma oração sem se dar conta que está indo contra as regras de concordância de sintaxe e verbal.

Na linguagem escrita, embora menos presente, o anacoluto irá servir como um método de ênfase a um personagem ou mesmo a uma ideia que está sendo exposta no discurso.

No texto, o anacoluto pode auxiliar na espontaneidade também.

Exemplos de anacoluto

Alguns outros exemplos podem facilitar ainda mais o conceito do que é anacoluto, principalmente pela questão de “quebra” que ocorre na oração.

São exemplos na linguagem oral:

  • “Eu, acho que estou passando mal”,
  • “Canadá, quantas lembranças tenho”,
  • “Adolescentes, são tão terríveis de lidar”,
  • “Luiz, ouvi dizer que este viajando pela Europa”.

São exemplos na linguagem escrita:

  • “Eu, que era branca e linda, eis-me medonha e escura” (Manuel Bandeira),
  •  “Umas carabinas que guardavam atrás do guarda-roupa, a gente brincava com elas, de tão imprestáveis” (José Lins do Rego),
  • “A velha hipocrisia, recordo-me dela com vergonha” (Camilo Castelo Branco).

Veja também o significado de Figuras de Linguagem.

O significado de Anacoluto está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Anacoluto |