Amordaçada é uma flexão no feminino do verbo regular amordaçar, estando no Particípio.
O significado de Amordaçada denomina aquilo que se amordaçou ou que está sujeito à mordaça (qualquer instrumento ou objeto que possa ser utilizado para cobrir a boca de uma pessoa, impedindo que ela grite ou fale, também sendo o nome dado a uma peça de metal ou couro colocada nos animais para evitar mordidas).
No sentido figurado, o verbo amordaçar quer trazer a ideia de alguém que foi impedido de falar ou de exprimir sua opinião.
Por exemplo: “O homem amordaçado somente ouvia as lamúrias da mulher traída.”
Amordaçada em inglês pode ser traduzido como gagged. O verbo amordaçar é to gag.
Uma pessoa pode ser amordaçada durante um ato de violência, como em situações de sequestro, roubo e tortura, sendo infelizmente uma forma muito comum para as vítimas que sofrem com mais este terror.
Por exemplo:
“Família é rendida e amordaçada no assalto ocorrido no início da noite.”
“Jovem é amarrada e amordaçada enquanto teve seu veículo furtado.”
Além disso, amordaçar também é uma prática frequente em brincadeiras sexuais. Nesse caso, é importante que ambos os parceiros estejam de acordo com o fetiche, afinal é uma forma em que um exerce controle sobre o outro, que estará amordaçado e só poderá aguardar o que o parceiro decidirá fazer em termos de ritmo e intensidade do momento.
Outra situação em que aparece a ação de amordaçar é em novelas. A novela pode apresentar um enredo em que uma personagem – geralmente uma das mais adoradas pelo público, sendo a “mocinha” – é amordaçada pelo vilão ou outra pessoa de má caráter e acaba sofrendo, mas que é salva pelo herói, o mocinho apaixonado.
Pouco tempo atrás na televisão brasileira, a novela “A Padroeira” e “Escrava Isaura” contaram com cenas em que uma personagem era amordaçada.
“Eu Queria Ser Arrebatada, Amordaçada e, nas minhas costas, Tatuada” é o nome de um curta-metragem brasileiro do gênero de drama, lançado em junho de 2015. Com direção de Andy Malafaia, a obra aborda a personagem Silvana (interpretada por Fabíola Buzim), prostituta que tem um sofrido cotidiano, tendo sempre uma atmosfera regada de desilusão e que mostra a quebra dos pensamentos de que os sonhos se realizam no lugar em que a personagem está.
Os sinônimos de Amordaçada são:
Os antônimos de Amordaçada são: