Nos tempos atuais fica muito difícil falar sobre o Amor Verdadeiro. O que é Amor Verdadeiro? É aquele ou aquela adolescente por quem você, também adolescente, se apaixonou e acha que vai viver com ela um amor realmente verdadeiro a vida toda? Aí, na próxima esquina, você dá de frente com uma outra (ou outro) adolescente e essa pessoa se transforma também no seu amor verdadeiro.
O que é verdadeiro nesse amor? A decisão de se casar com sua (ou seu) namorado e viver uma vida toda, considerando que ele (ou ela) é o amor verdadeiro? É uma questão muito subjacente, muito íntima para ser uma verdade absoluta.
Quando procuramos o significado de Amor Verdadeiro damos com uma enxurrada de citações e filosofias, cada uma expressando o pensamento de seu autor, de seus sentimentos com relação ao que considera Amor Verdadeiro. Há quem diga que nada abala o verdadeiro amor, que o verdadeiro amor resiste a qualquer dificuldade, mas vemos atualmente milhares de casais se separando por motivos completamente egoístas. Isso é o verdadeiro amor?
Significado do Amor Verdadeiro
Na realidade, o amor verdadeiro é um conceito que está embutido dentro de nós, e se manifesta de acordo com nossa personalidade. Para cada um existe uma definição. Podemos passar pela história da humanidade em busca do verdadeiro significado e teremos exemplos de amor verdadeiro em toda a trajetória do homem pelo planeta.
Podemos encontrar um exemplo nas histórias infantis, onde o príncipe se casa com a princesa e vivem felizes para sempre. Sim, isto é um exemplo de amor verdadeiro, mas é um conto de fadas.
Podemos buscar na história do Egito e vamos encontrar Júlio César e Cleópatra, um romance considerado amor verdadeiro pelos historiadores, mas depois da morte de César ela teve um romance com Marco Antonio.
Podemos buscar no teatro o amor verdadeiro em Romeu e Julieta, mas o fim trágico escrito por Shakespeare não nos dá o final feliz que imaginamos para um romance.
Podemos buscar por tempo indeterminado e sempre iremos encontrar grandes histórias de amor, de verdadeiro amor, que ou deram certo ou terminaram em tragédia.
Mas nos tempos atuais podemos também analisar o que nos diz o filósofo francês Alain Badiou, que também é novelista e dramaturgo e cujo tema principal num livro é o amor verdadeiro. Claro que sua prática filosófica é outra, é um combatente feroz das democracias liberais e luta pelos direitos humanos, mas também é humano e como tal, também ama.
Para ele, dentro de nossa sociedade, o amor verdadeiro é mais do que uma busca de prazer egoísta e narcisista, características que o consumismo fez com que adotássemos. Segundo diz, o amor precisa ser reinventado, buscando maneiras de um atender ao outro para que seja um amor verdadeiro.
Chegamos então ao ponto crucial da questão do amor verdadeiro: para se viver um é preciso entender o outro, é preciso ocupar o mesmo espaço, é preciso saber se retrair quando necessário, é saber entender o que o outro busca.
O significado de Amor Verdadeiro está na categoria Significados