Amor próprio é aquele que uma pessoa sente por si mesma. É um sentimento de dignidade, uma espécie de respeito que uma pessoa nutri por si. Quem tem amor próprio tem autoestima, se cuida e não se submete as vontades e caprichos de qualquer pessoa. Quem tem amor próprio sabe onde que ir e do que gosta, assim como sabe bem onde não quer estar e aquilo que lhe desagrada.
Uma pessoa com excesso de amor próprio pode se tornar uma pessoa egocêntrica, arrogante e antipática, mas amor próprio é diferente de egoísmo. Quando bem dosado, o amor próprio nos torna seguros e motivados. Capazes de correr atrás de nossos sonhos e de lutar por nossos interesses, sem se preocupar com as opiniões alheias e as influências de pessoas próximas contrárias as nossas vontades.
É graças ao amor próprio também que somos capazes de nos envolver em relacionamentos amorosos sadios: relacionamentos engrandecedores, experiências ricas, edificantes, prazerosas e ternas.
Sem amor próprio corremos o risco de nos entregamos a qualquer relacionamento para escapar da carência e da solidão, buscando no outro alívio para nossa insegurança e nosso vazio. Aquele tipo de relacionamento onde uma pessoa torna-se dependente de outra, sofrendo de ciúmes torturantes e incapaz de dar um basta por pior que seja a situação e por mais que a outra pessoa a faça sofrer só acontece na vida de quem não tem amor próprio.
O significado de Amor Próprio está na categoria Significados