Amiúde, quando tem a função de advérbio, é uma palavra cujos significados estão ligados à ideia de repetição, de fatos que ocorrem com frequência. O termo amiúde não costuma ser utilizado na linguagem coloquial, seu uso é mais comum em textos e fala formais.
Repetidas vezes: este é um dos significados da palavra amiúde, que podemos exemplificar na frase: “Amiúde, briga com o pai e depois sai para beber”. Nesta frase, poderíamos trocar “amiúde” por “repetidas vezes”, e o sentido da frase não se alteraria.
Frequentemente: este é outro dos significados de amiúde, um de seus sinônimos, na verdade. Na frase, “Ele é um marido muito carinhoso, amiúde, leva rosas para a esposa”. Notamos que aqui, a palavra amiúde poderia ser trocada por “frequentemente” e as duas frases teriam significados iguais.
Repetidamente é outro sinônimo de amiúde. Vejamos mais alguns exemplos do uso do advérbio amiúde: “Aquele menino estranho do prédio escuta amiúde música alta de madrugada!”; “Meus pais eram pessoa de sorte, atraíam amiúde para si as melhores oportunidades”; “Amiúde, publicava textos nos quais criticava arduamente o governo”.
Amiudar tem como significados: tornar miúdo, tornar frequente e repetir frequentemente. Exemplos do uso de amiúde como flexão do verbo “amiudar”: “Não deixe que o amor amiúde sua autoestima!”; “É preciso que você amiúde seus gastos nessa crise!”
O contrário de amiúde é: raramente.
O significado de Amiúde está na categoria Significados