Amigo da onça é uma expressão bastante popular no Brasil, e é usada para se referir a alguém em quem não se pode confiar, traiçoeiro, traidor, fofoqueiro, infiel, uma pessoa falsa e hipócrita. Pode ser usada tanto para uma pessoa que já tem fama de não ser confiável, como também para aquele que parecia ser amigo e confiável, mas em determinado momento se revela o contrário.
Amigo da onça pode ser usado num sentido mais ofensivo e pejorativo, mas não raro aparece também num tom amistoso e de brincadeira, conforme a ocasião.
O que poucos sabem é que a expressão surgiu e se popularizou a partir das tirinhas de humor de Péricles Maranhão, cartunista que entre 1943 e 1962 publicou o personagem Amigo da Onça na popular revista O Cruzeiro. Após a morte de Péricles o personagem continuou sendo publicado desenhado por outros cartunistas até 1972.
A ideia do personagem foi da própria revista que já tinha o nome definido, tendo-o tirado de uma popular anedota do início dos anos 40, em que dois caçadores conversam sobre um hipotético encontro com uma onça. Péricles foi o escolhido para criar o personagem e por quase 20 anos semanalmente publicava as tiras do Amigo da Onça, um personagem irônico, cafajeste, esperto e que tirava sarro dos costumes vigentes na época no país.
O personagem foi tão popular que o seu nome foi pouco a pouco ganhando significado dentro da cultura brasileira, e hoje “amigo da onça” é uma expressão bastante comum que já não tem conexão com a sua origem para a maioria dos brasileiros.
O significado de Amigos Em Comum está na categoria Significados