Ambíguo é um adjetivo. O termo vem do Latim ambiguitas, de ambiguus, que significa “o que tem duplo sentido, mutável, duvidoso”.
O significado de Ambíguo descreve aquilo que possui mais do que um sentido, isto é, algo que conta com múltiplos significados.
Na Gramática, o termo “ambíguo” é utilizado para designar uma palavra, vocábulo ou até mesmo uma grasse que possui um sentido que pode dar liberdade para diversas interpretações, ou seja, cada pessoa pode ver um significado diferente naquele termo, vocábulo ou frase.
Essa ambiguidade pode até fazer com que tais interpretações se tornem contrárias uma das outras. Por isso, é comum descrever “ambíguo” como aquilo de sentido incerto, equívoco, anfibológico – uma resposta ambígua é quando apresenta justamente esse sentido equivocado, duvidoso ou incerto.
Quando uma palavra apresenta vários significados, ela é denominada de polissêmica.
As palavras ambíguas precisam ser utilizadas pelo locutor dentro de um contexto correto para que se evite erros de interpretação e incertezas sobre qual é a real intenção por trás daquela mensagem a ser transmitida.
A palavra “ambiguidade” determina o estado ou a qualidade do que é ambíguo.
Além disso, “ambíguo” pode significar aquilo que é desprovido de clareza em suas opiniões, não possuindo convicção ou firmeza.
Veja também o significado de Polissemia.
Existem diversos casos de ambiguidade que podem envolver tanto uma simples palavra como uma oração inteira.
Por exemplo, nas frases abaixo:
Exemplos de frases mais curtas também podem acabar virando ambíguas.
Por exemplo:
“Cortaram a rede” – rede é um termo que possui vários significados. Aqui nesse contexto, pode incluir a ideia da rede de conexão da internet, da rede elétrica, de rede para dormir, etc.
Veja também o significado de Ambiguidade.
O significado de Ambíguo está na categoria Significados