Significado de Altruísmo


O que é Altruísmo



Altruísmo vem do francês altruisme. O termo foi concebido pelo filósofo positivista Augusto Comte para designar o comportamento humano de agir a fim de beneficiar outras pessoas, ou seja, o ato de doar-se para ajudar a alguém. A palavra deriva do latim “alter” que tem como significado o outro. A primeira vez que a palavra altruísmo apareceu foi no livro “Catecismo” de Augusto Comte publicado em 1854. Para o filósofo, o autruísmo seria o antônimo de egoísmo.

Sempre quando alguém atende, sem interesse próprio,  a outra pessoa, mesmo que isto possa trazer algum tipo de desconforto ou mesmo prejuízo ao sujeito que dá essa atenção, dizemos se tratar de uma atitude altruísta.

O altruísmo então é a qualidade daquele que se preocupa com o bem alheio, sem esperar o seu próprio bem em retorno. O altruísta é a pessoa que realiza algum tipo de sacrifício pessoal a fim de garantir o bem a uma outra pessoa, é uma atitude solidária de amor ao próximo.

A palavra altruísmo tem sentido  semelhante ao vocábulo filantropia, podendo ser usada como sinônimo. No entanto, o altruísmo tem um sentido mais amplo, é uma atitude permanente perante ao outro, é um modo de encarar a vida. Enquanto que a filantropia de um modo geral, é uma atitude mais ligada a ação (distribuição de donativos, dinheiro, água, comida etc.). 

Há várias interpretações para a noção de altruísmo, de acordo com a filosofia ou sistema moral. Pode-se dizer que o altruísmo é um comportamento voluntário de quem se dedica aos outros sem que esse calcule ou espere benefícios em troca disso. Alguns pensadores defendem que o altruísta encontra um sentido para a sua vida em algo que está fora de si.  

Existe, porém, a definição de altruísmo recíproco, introduzida por estudo de Robert Trivers em 1971, baseada em conceitos econômicos e matemáticos. Neste tipo de altruísmo o agente da boa ação acredita que quem recebeu auxílio pode retribuir a ajuda no futuro. Ou seja, o conceito está ligado ao favorecimento de condições para a ajuda mútua entre os indivíduos. 

A biologia e a etologia demonstram que o altruísmo é um tipo de comportamento presente também no mundo animal, os estudiosos identificaram que membros de algumas espécies colocam sua própria vida em risco para proteger os membros do seu grupo.

Assim o altruísmo é um tipo de comportamento que aumenta as chances de sobrevivência de outros no grupo mesmo que custe a própria vida do membro que age de forma altruísta.

O comportamento altruísta tem sido observado em aves, como nos corvos e em alguns mamíferos. Um exemplo típico de altruísmo no mundo animal é o que observamos entre os golfinhos. O mamífero aquático habitualmente ajuda companheiros feridos ou doentes a vir à tona para respirar, a se alimentar e o protege de ataques de predadores como baleias orcas e tubarões. 

A base do altruísmo é sustentada por dois conceitos importantes: a ética e a empatia. Isso porque tentar perceber o que a pessoa está sentindo, ao se colocar na pele do outro, ajuda a compreender a situação, e a tomar decisões norteadas por este sentimento.

Saiba mais: Significado de Altruísta

O significado de Altruísmo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Altruísmo |