Almoxarifado é um substantivo masculino e trata-se de uma área capaz de armazenar objetos ou produtos. Também é considerado como sala ou prédio, quando uma empresa vai montar um almoxarifado é preciso organizar o local, dividi-lo e construir acessos para que a logística seja produtiva e eficiente.
O método 5S e o método karban também são citados como ferramentas para o trabalho com almoxarife.
O termo almoxarifado vem de um vocábulo árabe “al-xarif” e significa depositar algo.
A atividade de almoxarifado deu-se início em meados do século VIII quando aconteceu a invasão árabe na região da Península Ibérica.
Nessa época o sujeito chamado como Al-xarif (de auxiliar de almoxarifado) era escolhido como a pessoa de confiança do sultão. Esse tinha a responsabilidade de resguardar os tesouros e bens de seu senhor.
Em dias passados o almoxarifado servia como um ambiente onde eram estocados diversos materiais, mas tudo era feito de maneira muito desorganizada, ao longo dos anos, as empresas perceberam que grande parte do desperdício, prejuízos e perdas que existiam na instituição, vinham dessa falta de logística e assim os métodos de armazenagem foram realizados de maneiras mais assertivas e eficientes, utilizando assim de processos que facilitavam essa empreitada.
O papel fundamental do almoxarifado é manter um equilíbrio entre os bens ali alocados, para assim minimizar custos e melhorar o fluxo do que entra e do que sai, agregando dessa forma valor ao produto e diminuindo as perdas com as vendas.
Sendo assim, o controle como fundamental importância para o almoxarife.
Estoque, repositório, depósito, área, sala, local, casa, alojamento.
Quem lida com contabilidade e organização tem a logística como base de trabalho. O termo logística vem do francês “logistique”. Que é o mesmo que arte do planejamento de vários processos.
Almoxarifado e logística deve ter relação constante, pois o almoxarifado que não possui ordem, organização e sistematização acaba por ter sérios problemas com o armazenamento e saída de produtos ou peças.
A álgebra e a lógica também utilizam a logística como apoio.
Esse tipo de almoxarifado comporta equipamentos médicos e também remédios e todos os utensílios que o hospital necessite.
Nesse contexto existem almoxarifes públicos e também privados. Empresas privadas investem em almoxarifes privados, já as organizações públicas – possuem acervo alocados em almoxarifados públicos.
Os cursos de almoxarifado visam formar profissionais, orientando-os quanto às atividades relacionadas a programação, recebimento e armazenagem, controle e saída de mercadorias.
Também é ensinado sobre:
Algumas pessoas falam almoxerifado, no entanto, a forma correta na ortografia é almoxarifado.
Esse é o colaborador que fica sob responsabilidade de receber os materiais, conferir e organizar dentro da área do almoxarife.
Tem o dever de manter a limpeza do local e ter a prioridade de conservar àquilo que foi armazenado.
Portanto, esse profissional deve:
Quando traduzido para o inglês a palavra passa a ser conhecida como: “warehouse”.
O significado de Almoxarifado está na categoria Significados