Alçada é um substantivo feminino. O termo vem de alçar, que tem origem no Latim altiare, que significa “elevar, fazer subir, tornar alto”, de altus, que é “alto, elevado”.
O significado de Alçada está presente da área do Direito, servindo para determinar a jurisdição, instância ou campo.
O termo também define a capacidade, jurisdição, conhecimento e autoridade jurídica atribuídas a quem é responsável por uma repartição pública, em uma administração comum ou na solução de problemas considerados extraordinários.
Não somente isso, no âmbito do Direito, a palavra alçada pode ainda designar o limite de competência (dos poderes concedidos), exercido por um juiz e/ou um tribunal, perante a resolução de um caso sem que ocorram interferências de órgãos ou organismos externos.
Antigamente, a palavra alçada significava o nome do tribunal que se deslocava através dos povoados com a finalidade de gerenciar a justiça.
No sentido figurado, alçada quer dizer área de atuação, alcance. Geralmente, a palavra é utilizada no sentido de recusar alguma tarefa, atividade ou competência que não é de atribuição de determinada pessoa. É também possível ver o termo como uma forma de negar alguma responsabilidade por uma ação.
Por exemplo:
“Decisões desse tipo estão fora da minha alçada.”
“Este tema não é da minha alçada.”
Alçada em inglês pode ser traduzido como scope ou competence.
A expressão “valor de alçada” também faz parte da área jurídica, servindo para definir os custos relacionados a um determinado processo.
O valor de alçada é atribuído pela parte na ocasião do ajuizamento da ação. Se houver impugnação, deverá ser fixado pelo juiz antes que ocorra o início da instrução processual.
Alçada de aprovação é uma expressão presente com grande frequência em programas de computadores, com o uso relativo às ferramentas de controles de alçada que dão permissão a quais usuários podem utilizar certos instrumentos virtuais nos computadores de uma organização.
Ou seja, o programa dá possibilidades de definição sobre qual usuário possui permissão de aprovação para acessar cada parâmetro (ferramentas virtuais) de uma determinada empresa.
Oferta alçada é uma expressão existente na Bíblia, livro sagrado para a religião Cristã. Esta significa as contribuições que os fiéis oferecem a Deus e à Igreja, não tratando-se de sinônimo de dízimo.
A oferta alçada é uma oferta específica, utilizada para atender uma demanda, tal como uma reforma da Igreja, por exemplo.
Muitos acreditam que a oferta alçada é mais significativa quando comparada com o dízimo.
Os sinônimos de Alçada são: