Agudo é um adjetivo e substantivo masculino e flexão do verbo agudar (variação de aguçar). O termo vem do Latim acutus, cujo significado “pontudo, aguçado”, de acuere, que significa “fazer ponta em”.
O significado de Agudo é algo intenso, afiado ou alto.
Também, agudo é um termo muito comum para se referir a uma dor muito forte. Nesses casos, o termo é encontrado na Medicina, para explicitar uma doença que está em estágio de desenvolvimento muito avançado.
Por exemplo: “A inflamação era aguda, mas foi tratada corretamente.”
Ou seja, isso quer dizer que a inflamação estava avançada.
É claro que os termos agudo e crônico são distintos quando utilizados para destacar uma dor. A dor aguda é intensa, podendo servir de indicação de um sintoma de uma doença ou de uma lesão, enquanto que a dor crônica pode se referir a um problema de saúde ainda mais específico e de longa duração.
Levando-se em consideração seus significados iniciais, agudo pode designar aquilo que tem ponta, o que está afiado.
Por exemplo:
“Todos os lápis de cor estão agudos.”
“A inteligência de minha filha é aguçada.”
Agudo é o nome de um acento gráfico de serve para dar ênfase na sílaba tônica.
Agudo é o nome de uma cidade brasileira situada no Rio Grande do Sul.
Na Física, o termo “agudo” serve para designar as ondas sonoras de maior oscilação, sendo, portanto, uma propriedade do som.
Som agudo é a forma de expressar um som que possui frequência mais alta, fina e penetrante. Som demasiado agudo acaba sendo estridente.
O som da voz feminina, por exemplo, é mais agudo quando comparado com a dos homens, que se classifica por ser mais grave, mais baixa.
Já no âmbito da Geometria, pode-se classificar um ângulo em agudo, reto ou obtuso.
Agudo é um tipo de ângulo que é menor que o ângulo reto, possuindo menos de 90 graus. O ângulo reto é aquele que possui medida igual a 90 graus. Agudo e obtuso são antônimos, pois o ângulo obtuso é aquele que possui uma medida maior de 90 graus.
Os sinônimos de Agudo são:
Os antônimos de Agudo são: