Agnus Dei é uma expressão em Latim.
O significado de Agnus Dei é, de acordo com sua origem, Cordeiro de Deus.
Essa expressão é muito vista e usada pela religião cristã, pois refere-se a Jesus Cristo – que foi sacrificado na cruz e se tornou o salvador da humanidade para redimir o pecado original.
Agnus Dei, na simbologia cristã, é desempenhada por um cordeiro carregando uma cruz.
A expressão Cordeiro de Deus está presente no Evangelho de João, no Novo Testamento. Nessa parte, João Batista fala para Jesus: “Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo”. (Localizando-se em João, 1:29)
Agnus Dei faz parte das orações feitas durante as celebrações religiosas da religião Católica, referindo-se, obviamente, a Jesus Cristo.
Para os hebreus, o sacrifício de Jesus Cristo, um ritual era matar um cordeiro como maneira de redimir-se dos pecados cometidos. E claro, o sacrifício de animais era notado em outros grupos étnicos.
No caso da Bíblia, Abraão teria que sacrificar seu único filho para provar a fé em Deus (imolando e queimando o filho em uma pira de lenha) – o relato, no entanto, diz que Deus não permitiu essa execução. Afinal, a morte de Cristo foi o sacrifício supremo (foi o maior ato de amor de Deus).
Agnus Dei é também uma peça sacramental da Igreja Católica, geralmente feita em metal de ouro ou prata, como se fosse uma medalha com uma correntinha – seu formato oval e com molde com cera benta faz com que este objeto seja usado para proteção divina.
Agnus Dei é também o nome de uma canção de Michael W. Smith. No Brasil, a cantora gospel Aline Barros fez um cover desta.
Agnus Dei é ainda o nome de um filme lançado em 2016 que se desenrola durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia.
O significado de Agnus Dei está na categoria Significados