Agente etiológico é um nome técnico. O termo “agente” vem do Latim agens, que vem de agere, que significa “realizar, fazer, conduzir, colocar em movimento”. A palavra “etiológico” deriva-se de etiologia, que por sua vez, tem como origem no Latim tardio aetiologia, do Grego aitiologia, que significa “declaração de causa”.
O significado de Agente etiológico denomina o agente que causa uma doença. O agente etiológico é uma expressão conhecida na área da Parasitologia, pois especifica um ser vivo que é responsável – de forma direta – por provocar uma determinada doença em outro organismo. Os agentes etiológicos mais conhecidos são: vírus, bactéria e o protozoário.
Agente etiológico pode ser também chamado de agente patológico.
É muito comum a confusão entre “agente etiológico” e “agente transmissor”. Ambos são diferentes: o agente transmissor é aquele que transmite a doença, isto é, é aquele que transmite o agente etiológico que provocará a doença.
Por exemplo:
O protozoário Tripanosoma cruzi é o agente etiológico da Doença de Chagas.
O protozoário Plasmodium é o agente etiológico da malária.
O platelminto Schistosoma mansoni é o agente etiológico da esquistossomose
Outro exemplo muito conhecido é em relação ao mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus que causa a dengue, que será o agente etiológico desta enfermidade.
Agente etiológico e vetor são dois termos que também confundem. Na realidade, vetor é um nome mais técnico (e considerado mais correto) para se referir ao agente transmissor.
O significado de Agente Etiológico está na categoria Significados