Ágata é de origem grega Agathe, cuja derivação vem da palavra agathós que significa “bom”. É uma pedra semipreciosa bastante conhecida e de notável beleza. Além do mais, a palavra Ágatha é também um nome próprio bastante utilizado na Língua Portuguesa.
A pedra é uma variação de Calcedônia (um tipo de quartzo com brilho ceroso) e uma das suas principais características são as variações de cores, as quais são dispostas de forma paralela como faixas.
Historiadores reportam o seu surgimento à Sicilia conforme escritos do filósofo grego Teofrasto (372 a.C. - 287 a.C.) em seus tratados em que menciona o nome dado a pedra devido a mesma ter sido encontrada no rio Achates (hoje Drillo).
As Ágatas geralmente possuem uma superfície áspera e muitas são ocas em seu interior uma vez que, estas não receberam os depósitos minerais a tempo para realizar o preenchimento. A Ágata é ainda porosa, pouco densa e o seu peso é um pouco acima do dobro equivalente de água.
Foi uma jovem virgem, filha de comerciantes que nasceu na cidade de Catânia (que fica na região da Sicilia, Itália). É padroeira dessa cidade onde também faleceu. O seu dia é 05 de fevereiro. Ela é a protetora das enfermidades dos seios e dos mártires.
Segundo a tradição católica, Santa Ágata era uma jovem muito bonita e foi pedida em casamento pelo senador romano Quintianus, mas ela recusou. Por causa da negativa, ele a colocou em um bordel onde ela conseguiu fugir ainda virgem.
O senador passou a acusa-la de seguir seitas que eram contrárias as leis da época e, com isso, ela foi condenada e torturada. Entre os maus tratos, sofreu com a marcação de ferro em brasa e os seus seios foram arrancados. Não foi permitido o tratamento das feridas com remédios.
Jogada em um calabouço, Santa Ágata teve uma visão onde viu São Pedro e um jovem carregando uma tocha, este lhe aplicou óleos medicinais e, no outro dia, ela já estava curada. Ela sofreu novas torturas e acreditava que a morte lhe concederia um final feliz.
Dessa forma, começou a fazer suas orações até que um terremoto atingiu a prisão e ela veio a falecer. Após um ano de seu falecimento, houve a erupção do vulcão Edna. Os seus devotos pegaram o seu véu, colocaram na ponta de uma lança, subiram a montanha e misteriosamente a lava parou.
O significado de Ágata está na categoria Significados