Afrodescendente é o termo usado para designar todo aquele que tem entre seus descendentes algum familiar, mesmo que distante, que nasceu na África. Afrodescendente é aquele que descende de africanos.
Embora a maioria dos afrodescendentes sejam identificados pela pigmentação de sua pele, tecnicamente, além dos negros, podemos encontrar muitos mestiços, índios e até brancos afrodescendentes, dada a significativa miscigenação que de uma forma ou de outra sempre esteve presente na história do Brasil. Entretanto, na maioria das vezes em que a palavra afrodescendente é empregada, é para se referir a pessoa de cor negra.
O Brasil é o segundo país com mais negros no mundo, perdendo somente para a Nigéria e, portanto, é o país com mais afrodescendentes. Da população total do país, cerca de 8% são negros (algo em torno de 15 milhões de habitantes) e os demais afrodescendentes aparecem entre os cerca de 45% de mestiços do país. As estimativas apontam que o número de afrodescendentes em todo o continente americano chega a 200 milhões de pessoas.
A partir do continente Africano durante os século VI, VII, VIII e XIX partiram imensos contingentes de escravos para toda a América, trazidos a força para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, algodão, café, fazendas de gado, minas de ouro e prata, entre outras. Os negros vieram e pouco a pouco foram deixando aqui seus descendentes que também viravam escravos, influenciando as culturas locais bem como sendo influenciados por elas.
Depois da abolição da escravatura, os negros que aqui viviam, na época alguns africanos, mas grande maioria já nascida aqui, foram integrados à sociedade como pessoas livres. Contudo, libertos sem nenhuma condição, analfabetos, sem posses e desconhecedores das dinâmicas sociais da vida de um homem livre vão compor muitas dessas pessoas às camadas mais pobres da população das Américas, assim como acontece no Brasil.
Os negros que vieram para o Brasil eram em sua maioria Bantos ou Sudaneses, do centro e sul da África e do centro-norte respectivamente, vindos de lugares como os atuais Moçambique, Angola e Guiné. E foram trazidos para todos os lugares habitados do Brasil até o século XIX especialmente o Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Para diminuir as desigualdades sociais e lutar contra o racismo, medidas políticas vêm sendo adotadas tanto a nível mundial quanto no Brasil, afim de amenizar essas contradições. A participação dos afrodescendentes no poder público e mesmo em cargos mais elevados em empresas ainda é pequeno, assim, entre outras medidas, tem se discutido muito atualmente a questão das cotas raciais para as universidades como forma de reverter esse quadro. Uma medida que vem sendo muito criticada por setores da sociedade, mas que tem sido visto como um pequeno avanço por uma outra parcela.
O significado de Afrodescendente está na categoria Significados