Significado de Afinidade


O que é Afinidade



Afinidade é um substantivo feminino com origem no Latim affinis, que quer dizer “vizinho, contíguo, amigo de”, de finis, que significa “fronteira, limite, fim”.

O significado de Afinidade indica uma semelhança, atração, sintonia e simpatia, designando o que se atrai, como, por exemplo, em termos de gostos, de ideias ou interesses.

Ou seja, pode-se descrever a afinidade como um encontro de personalidades e identidades entre duas pessoas, é uma relação de igualdades, de afeto, de amizade, de carinho. É estar em harmonia com as mesmas ideias, sentimentos e gostos.

Por exemplo: “Eu tenho uma afinidade muito grande com meu vizinho – ele ouve as mesmas bandas que eu e ambos somos bateristas!”

Diz-se que a afinidade é um dos pilares para construir um bom relacionamento. Diz-se, popularmente, que a afinidade é a atração chamada de “química do amor”, isto é, a energia química dos corpos.

Falando em Química, a afinidade é a tendência que as moléculas e os átomos possuem em combinarem-se entre si – é a atração química.

A afinidade é um termo que também remete à proximidade entre temas ou objetos, sob alguma situação ou circunstância. Por exemplo: a afinidade entre a música e a poesia.

A afinidade indica as relações entre pessoas que compartilham alguma ligação de parentesco, por sentimentos mútuos, é com quem cada indivíduo se sente conectado.

Para a área do Direito, afinidade é conceituada como a relação existente entre os parentes do cônjuge: vínculos entre os parentes da esposa com o marido e o oposto também.

Por exemplo: “Catarina é minha parente por afinidade – ela é prima de meu marido, Arthur.”

O significado de Afinidade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Afinidade |