Aerodinâmica é um substantivo feminino. Acredita-se que o termo é proveniente de duas palavras do Latim: aer, que significa “ar” e dyne, que significa “força”.
O significado de Aerodinâmica faz parte da área da Física, apresentando-se como a ciência que estuda a força do ar. Isso quer dizer que a aerodinâmica pesquisa os fenômenos que atuam em relação ao movimento de um corpo e o ar que o circunda.
É, portanto, o estudo da dinâmica dos fluídos e da força do ar sobre os corpos sólidos que estão em movimento.
As forças aerodinâmicas afetam aviões, barcos, automóveis e qualquer outro objeto que se desloque no ar – estas forças são estudadas por engenheiros e cientistas de forma que se projetem modelos de automóveis e aeronaves capazes de resistir à força do ar e manter um bom desempenho.
O início do estudo da aerodinâmica em relação aos automóveis iniciou-se nos anos 50. Nesta época, desenvolveu-se carros de corrida aerodinâmicos, já que estes precisavam atingir altas velocidades (e suportá-las) e também manter a estabilidade.
É claro que os princípios da aerodinâmica irão se aplicar também para objetos que se locomovem por outros meios que não o ar, como é o caso dos submarinos. Outro exemplo interessante é para a projeção e construção de pontes e edifícios, afinal, o ar também exerce força sobre essas estruturas.
Os cientistas estudam as duas forças básicas que atuam na aerodinâmica:
Então, um objeto que tiver uma maior capacidade de enfrentar a resistência do ar terá uma maior capacidade aerodinâmica.
Um exemplo é o movimento das asas dos aviões. As asas são as maiores responsáveis pela sustentação da aeronave, pois ela atua em ângulos corretos para manter seu controle e definir a estrutura do objeto.
O significado de Aerodinâmica está na categoria Significados