Aeróbio é um substantivo e adjetivo masculino. O termo é formado por meio de dois vocábulos: aero e bios, que se originaram da língua grega, sendo que respectivamente elas significam “ar” e “vida”.
O significado de Aeróbio determinar o que há oxigênio, isto é, que se está “na presença de oxigênio”.
Aeróbio é um adjetivo que procura designar o que precisa do oxigênio para que se desenvolva ou sobreviva, como é o caso dos organismos que necessitam do oxigênio em seu metabolismo – tem-se o exemplo das bactérias aeróbias que usam o oxigênio para respirar e se proliferar.
Como substantivo, aeróbio indica o organismo, microrganismo ou outro elemento que só consegue sobreviver ou se desenvolver na presença de oxigênio.
Aeróbio e aeróbico são termos que possuem a mesma conceituação, porém somente aeróbio é aquele que determina o microrganismo que necessita no oxigênio para subsistir.
Anaeróbio é o termo oposto a aeróbio, ou seja, indica que não se necessita de oxigênio para se desenvolver, proliferar ou existir. Existem bactérias anaeróbicas que se multiplicam em ambientes com pouquíssimo ou nenhum oxigênio.
Respiração aeróbia ou respiração aeróbica é aquela que se exige oxigênio, pois ele será usado como oxidante que converterá moléculas de gordura, carboidratos e proteínas em moléculas de ATP (adenosina trifosfato), gerando energia para o corpo humano.
A respiração anaeróbica não tem usa oxigênio como oxidante.
Existe ainda o aeróbio facultativo: pode descrever um microrganismo que normalmente não se desenvolve na presença de oxigênio, porém pode adquirir o poder de viver com ele, dependendo de certas circunstâncias.
Existem dois tipos de treinos que muitos frequentadores de academias menos atentos podem se confundir: são os exercícios aeróbicos e os exercícios anaeróbicos.
Os exercícios aeróbicos são os tipos de exercícios que fazem uso do oxigênio para queimar gordura e glicose, fazendo com que o sistema cardiovascular trabalhe normalmente sem afetar o ritmo cardíaco de maneira altamente perceptível. Vale frisar que o uso do oxigênio provém do exterior, isto é, não se afeta os recursos internos (do corpo).
Estes exercícios são de baixa ou média intensidade e são caracterizados por sua longa duração, utilizando-se grandes grupos musculares, melhorando o sistema cardiovascular e trazendo muitos outros benefícios para o lado físico e emocional.
São exemplos de exercícios aeróbicos o ciclismo, a natação, a corrida, a ginástica e a caminhada.
Já os exercícios anaeróbicos são aqueles que consomem as reservas internas (do corpo) de oxigênio e são classificados como de grande intensidade e curta duração. Poderá acontecer uma mudança visível no ritmo cardíaco que voltará ao normal durante a fase de recuperação.
Estes exercícios têm como objetivo aumentar a massa e a força dos músculos, assim como tonificar a musculatura.
São exemplos de exercícios anaeróbicos a musculação, as corridas curtas, o arremesso de peso e o levantamento de peso.
O significado de Aeróbio está na categoria Significados