Significado de Aeon


O que é Aeon



Aeon é um substantivo masculino. O termo vem do Grego αἰών, que significa “tempo de vida, força vital, geração, eterno”.

O significado de Aeon é, similarmente a sua palavra de origem, “o que é para sempre”, traduzindo-se também como um período longo de tempo ou a eternidade.

Aeon pode ser um termo muito encontrado em áreas como a Geologia, a Astrologia e a Cosmologia, principalmente utilizado para indicar o período de um bilhão de anos, que é a correspondência à escala de tempo geológica que faz parte da história da Terra.

A palavra aeon é também conhecida por “éon”, “eon” ou “eão”.

Aeon foi usada por Platão para explicitar o mundo eteno das ideias. Para ele, este mundo estava “atrás” do mundo perceptível”.

Aeon Audio é um estúdio fonográfico profissional, localizado em Taquara, Rio de Janeiro.

Aeonium é o nome de um gênero botânico que designa plantas suculentas de cerca de 40 espécies pertencentes à família Crassulaceae.

Aeon no Gnosticismo

Em termos filosóficos e na própria história da religião, como é o caso do Gnosticismo, aeons são entidades divinas, isto é, são entidades intermediárias entre a divindade suprema e o mundo perceptível ao pensamento.

Assim, na mitologia gnóstica, os aeons são divindades normalmente vistas em pares (uma do sexo feminino e outra do sexo masculino) e são conhecidas como sizígias, existindo em Pleroma (“espaço de luz”).

Muitos sistemas gnósticos dos Aeons diferentes existem, assim como suas hierarquizações. Entretanto, eles se destacam em aspectos cristãos, mitológicos e platônicos.

Além do conceito de aeons ter sido desenvolvido pelo teólogo gnóstico – ainda durante o período do cristianismo primitivo –, Valentim, um defensor e seguidor desta ideia foi Aleister Crowley, ocultista britânico que fundou a doutrina filosófica da Thelema.

Para esta doutrina de Crowley, os aeons conceituavam-se como as diferentes Eras que a humanidade teria que passar em períodos específicos. Cada aeon (isto é, cada Era) teria sua representação através de uma divindade.

O primeiro aeon foi Ísis (a deusa Nuit) – foi a personificação da dominação e poder da maternidade. O segundo aeon foi Osíris, enquanto que o terceiro foi o deus Hórus.

De acordo com a doutrina, cada aeon passaria por três etapas: gênese, apogeu e decadência, que, respectivamente, significavam a forma embrionária, o ápice da maturidade e a pouca influência cósmica.

Aeon Flux, o filme

Aeon Flux é um filme lançado em 2005, do gênero de ficção científica. A obra estadunidense tem como enredo, dirigido por Karyn Kusama, o extermínio de quase toda a população da Terra, no ano de 2415, por conta de uma doença causada por um vírus. Nesse caos, uma cidade chamada de Bregna ainda conta com alguns sobreviventes e por cientistas.

O destaque do filme é a atriz Charlize Theron, que interpreta Aeon Flux, agente especial e justiceira que tem como missão, em meio aos cientistas, de proteger o local do próprio governo, porém ela desvenda os segredos escondidos da atual realidade do planeta.

Æon Flux é também o nome de uma série de animação (ficção científica e aventura), que se inspirou no filme, que teve sua produção feita em parceria com a MTV dos Estados Unidos com a congênere da Coreia do Sul. O primeiro episódio foi ao ar em 1991 e durou até o ano de 1995, com duração de 16 episódios em 3 temporadas.

O significado de Aeon está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Aeon |