Adquirida é um adjetivo e substantivo feminino. Por ser substantivo de adquirir, sua etimologia vem do Latim adquirere, que significa “procurar em adição a, acumular”, de ad-, que quer dizer “a”, mais quaerere, que é “obter, conseguir”.
O significado de Adquirida é aquilo que se obteve, que se conseguiu, isto é, é alguma coisa que se foi assimilada ou que foi ganhada.
O masculino de adquirida é “adquirido”.
Por exemplo:
“O peso adquirido durante a gravidez geralmente é perdido após o parto, porém levando-se em conta uma dieta equilibrada.”
“Os princípios adquiridos que mostro hoje foram ensinados por minha mãe.”
Adquirimento é o ato de adquirir. É a ação de obter, é o mesmo que aquisição, de passar a ser dono de algo.
Na Psicologia, a palavra adquirida se refere aos aspectos ou características que não são inatos de uma determinada pessoa, que não é nativo ou hereditário. Isso pode se referir a uma determinada experiência que foi aprendida no decorrer da vida.
Por exemplo:
“Agradeço muito a experiência adquirida em meu primeiro emprego – ela foi fundamental para o meu sucesso profissional.”
“Os reflexos adquiridos estão relacionados às nossas emoções.”
Nas ciências jurídicas, existe o “direito adquirido”, que se configura como um direito fundamental do cidadão, sendo aquele que a lei considera integrado de maneira definitiva ao patrimônio do seu titular, independentemente do advento de uma nova lei que poderia prejudicar tal direito ou status conquistado. Um exemplo dessa situação pode vir a ser de um funcionário público que adquire o direito à aposentadoria, não podendo ser lesado por ocasional lei posterior que ampliaria o prazo de aquisição deste direito.
Na Genética, a palavra adquirida se refere ao caráter genético não congênito, que se agrega por condicionamento a fatores externos (patologias), ou seja, a adaptação ao meio fez determinado aspecto surgir.
Por exemplo: “Uma doença adquirida no ambiente de trabalho pode justificar indenização ao trabalhador.
Entende-se, portanto, que adquirida e congênita são palavras distintas. Por exemplo, tomando-se como exemplo a sífilis – que, como pode-se prever, é uma doença adquirida por meio do ato sexual (afinal, é uma doença sexualmente transmissível). Entretanto, ela também pode ser congênita, quando a mãe passa para o feto durante qualquer fase gestacional, como infecção fetal via hematogênica.
O verbo adquirir tem como significado comprar, alcançar. Dessa forma, pode-se entender que adquirida pode apresentar a ideia de “conquistada, tomada para si”.
Os seguintes termos podem ser apontados como sinônimos de adquirir:
Adquirida em inglês pode ser traduzido como acquired.
O significado de Adquirida está na categoria Significados