O termo Adonai é de origem judaica, podendo ser traduzido em português para “meu senhor”. Em sua etimologia, Adonai é o plural de Adoni que, em hebraico, significa “meu senhor”, embora, segundo os praticantes da religião judaica, o plural demonstre a supremacia de Deus de uma maneira mais abrangente e significativa.
Adonai é a palavra utilizada pelos judeus, desde a época do Antigo Testamento, para referir-se a Javé, ou Yahweh, para referir-se a Deus, já que esta palavra, por respeito ao Criador, não deve ser pronunciada.
Utilizando o plural Adonai para referir-se a Javé, também denominado Jeová, os judeus procuram mostrar a superioridade divina. Nas escrituras, quando surge o tetragrama representativo do nome de Deus, “YHWH” (lembrando que a língua hebraica não tem os símbolos para as vogais), o tetragrama era mencionado como Adonai. Muitas vezes, quando os judeus se referem ao tetragrama do nome de Javé, o pronunciam simplesmente como “HaShem”, ou seja, “o nome”.
Conforme a religião e tradição mantida pelos judeus, também como a palavra Javé, a palavra Adonai não deve ser pronunciada em locais impróprios ou em instalações sanitárias, já que se refere a Deus e deve ser respeitada.
O termo Adonai também é incluído em expressões de cumprimento e do dia a dia, como Shalom Adonai, que significa “a paz do Senhor”, em saudações entre os fiéis para desejar que o interlocutor tenha a paz de Deus com ele. Em resposta a essa saudação, o interlocutor deve responder Adonai Shalom, retribuindo o desejo de paz.
Outra expressão que utiliza a palavra Adonai e “Adonai Kadesh”, referindo-se à santidade de Deus e sua supremacia sobre todos os homens, animais e a natureza, que tem o significado de “O Senhor é Santo”.
A Bíblia utiliza diversos nomes para referir-se a Deus, sempre destacando que seu verdadeiro nome é impronunciável, e notando também que Deus nunca especificou um nome para si próprio em suas manifestações aos profetas do Antigo Testamento. Assim, segundo os judeus, os nomes que se referem a Ele são apenas as maneiras de lembrar os aspectos de sua divindade e eternidade.
Vale lembrar que o Antigo Testamento também se refere a Deus como “aquele que é”, indefinindo um nome específico e ampliando o sentido que os homens devem ter de Deus.
Atualmente, e principalmente através das seitas evangélicas, o nome Adonai é mais utilizado, sem as restrições feitas pelos judeus e pela sua religião milenar. Um exemplo é a música “Adonai, Aba Pai”, da cantora gospel Aline Barros.
O significado de Adonai está na categoria Significados