Acupuntura tem sua origem no latim (acus que significa agulha e punctura que é o mesmo que puncionar ou furar). Desta forma o significado de Acupuntura é um tratamento médico de origem chinesa que consiste em colocar agulhas em determinados pontos do corpo para reequilibrar o fluxo energético e restabelecer a saúde física ou mental.
A origem do método remonta a Medicina Tradicional Chinesa que busca restabelecer a energia vital de meridianos específicos que conectam as diversas partes que estão interligadas ao corpo e formam assim uma totalidade (pontos de acupuntura).
O tratamento feito por acupuntura é através de sessões, cujo numero total dependerá de cada caso. É indicado para problemas como dores nas costas e depressão. Nos últimos anos, a acupuntura tem ganhado maior projeção devido a sua eficácia e ao mesmo tempo simplicidade.
A medicina oriental entende o tratamento feito por acupuntura como o método a ser utilizado para trabalhar e equilibrar o “Qi” ou energia vital. Os orientais percebem que as pessoas são um reflexo do próprio Universo e, desta forma, estão sujeitos aos mesmos princípios universais que regem tudo e todos a sua volta.
Assim as condições fisiológicas e as bioquímicas de um organismo estão intrinsecamente ligadas à relação direta com o Universo, ou seja, a saúde ou doença é a manifestação de uma boa ou má relação com o ambiente, onde tudo que existe não está isolado, mas sim integrado.
A Medicina Ocidental considera a Acupuntura como uma técnica que permite realizar estímulos em pontos específicos que ficam próximos a superfície da pele e que podem alterar as condições fisiológicas e bioquímicas de um organismo. Assim sendo, através dos pontos de acupuntura estimulam-se, através da sensibilidade corporal, os receptores sensoriais para que estimulem os nervos e que, consequentemente, envie os impulsos para o cérebro.
Desta forma, haverá estimulo para a liberação de endorfinas e neurotransmissores que ocasionam uma melhoria no fluxo sanguíneo e também no sistema imunológico.
A Acupuntura oferece diversos benefícios através da liberação de hormônios no corpo humano, por exemplo, no caso da endorfina, provoca bons resultados para os tratamentos de problemas como a infertilidade e as artrites.
É possível ainda regular os níveis de serotonina que é importante para o tratamento de depressão (conforme já mencionado anteriormente). Por ora, vários efeitos fisiológicos são notáveis e que merecem destaque são os seguintes: alivio e/ou diminuição de dores, redução de inflamações, espasmos musculares, aumento do numero de células de defesa, entre outros.
A acupuntura também recebe muitas criticas daqueles que lhe são contraria, os quais argumentam que a técnica possui um efeito placebo, cujo significado é que a pessoa acredita que está sendo curada enquanto não há nenhuma comprovação cientifica sobre o tratamento e os seus efeitos.
Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu os benefícios da Acupuntura para varias doenças uma vez que, não se percebeu efeitos secundários que possam ser prejudiciais ao organismo humano.
O significado de Acupuntura está na categoria Significados