Acuidade é a característica daquilo que termina em ponta, que é agudo, que pode espetar ou cortar.
Acuidade, no sentido figurado, é referente à agudeza de percepção, precisão dos sentidos e seus significados. Ainda nesta conotação, o significado de acuidade pode ser relativo a uma inteligência altamente desenvolvida, capaz de penetrar profundamente nas questões, para solucioná-las.
Acuidade visual é o grau de aptidão do olho para discernir os elementos espaciais e seus significados. Pode-se, portanto, definir acuidade visual como a capacidade visual de perceber as formas e contornos de objetos.
“Cones” é como são chamadas as células fotossensíveis da retina responsáveis pela acuidade visual, que compreende a visão de formas, cores e seus significados.
A oftalmologia conta com testes que permitem avaliar o nível de acuidade visual de um indivíduo.
Quando se fala em “acuidade mental” normalmente é uma referência à percepção e seus significados.
A percepção, para a psicologia, neurociência e ciências cognitivas, é a capacidade de adquirir, interpretar, selecionar e organizar as informações que chegam através dos sentidos.
Portanto, uma pessoa, que possui “acuidade mental”, é alguém com uma boa percepção, no tocante aos processos mentais. Um indivíduo com acuidade mental é alguém perspicaz, que entende rapidamente os significados de algo, através dos indícios ou elementos disponíveis.
Agudeza é sinônimo de acuidade, no sentido de “qualidade daquilo que é agudo”. Já no sentido de “clareza mental”, sagacidade, perspicácia e sutileza possuem os mesmos significados de acuidade.
O significado de Acuidade está na categoria Significados