Açucena é o nome dado a uma planta que está classificada no gênero Amarylis. Esta planta também pode aparecer em outros gêneros, como a Worsleya, Hippeastrum e a Zephyranthes também.
Esta planta é conhecida na sua forma mais comum como flor de lis do Japão, além de Amarílis e flor-de-lis de São Tiago devido à sua flor ter origem em vários locais da América do Sul.
As açucenas têm uma grande amplitude de espécies que chegam a ser 50 tipos. Essas açucenas são muito conhecidas e isso acontece devido ao seu fácil cultivo e manutenção.
A adaptação desta planta também é muito fácil. Até mesmo quando ela é plantada em locais muito pequenos, ela apresenta muita resistência e compatibilidade com o solo que foi plantada.
Uma característica dessas flores é que a coloração que elas apresentam se estendem desde a cor vermelha até o salmão, e também da cor rosa até a branca, essas principalmente são mais utilizadas para a decoração de ambientes.
Esta planta tem como maior habitat de crescimento as margens de riachos e rios.
Pessoas mais religiosas fazem a relação de um vaso em que é plantado três açucenas juntas com a Santíssima Trindade, esta é uma das alusões muito comuns desta planta na religião.
Muitos artistas do Brasil já criaram lindas canções inspirados na planta Açucena, como por exemplo Luiz Gonzaga e Ivan Lins.
Há também o costume no Brasil de se oferecer uma flor açucena para as mães no dia das Mães. Outro costume muito comum é de usar açucena na decoração para as festas de Natal e fim de ano, mais uma vez, sempre as que apresentam coloração branca, para combinar com a ocasião.
Já na Grécia, a mitologia grega diz que esta flor tem relação com o orgulho que o Deus Apolo sentia, já que ele era um Deus muito conhecido devido ao seu orgulho, claramente expresso por ele.
A açucena é de fato uma das plantas que apresentam flor com cores variadas, que mais é utilizada para decorações no mundo todo, pois plantar, cuidar, decorar e manter a açucena é realmente uma tarefa simples.
O significado de Açucena está na categoria Significados