Aconchego é um abrigo, um amparo, um conforto. A palavra aconchego, ou conchego, é um substantivo masculino singular e deriva da palavra aconchegar. O termo se refere a um local confortável, acolhedor, agradável, que protege, que promove bem estar.
Aconchego em inglês é cosiness e de pronúncia “côuzinés”.
A palavra aconchego em espanhol é comodidad, em francês confort. Já na língua italiana o termo se escreve comodità.
Em diversos ambientes, atividades ou contato com as pessoas pode-se obter a sensação de aconchego como, por exemplo, no lar, na cadeira confortável, na cama macia, nos braços de uma pessoa querida, etc.
O tempo verbal de aconchego é – 1ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu aconchego.
Os antônimos de conforto são:
Frases com a palavra aconchego
Aconchego enumerologia
A enumerologia é a ciência aplicada aos estudos das enumerações empregando a técnica didática de processamento de texto por meio da listagem de variáveis ou fatos com foco na autocrítica informativa. De acordo com ela a palavra aconchego assume a ideia de:
Aconchego outros significados
A palavra aconchego pode também conotar a ideia de ligação, proximidade, junção, união, comunicação.
O prefixo a provém do latim ad “em direção a, aproximação”. A palavra conchegar apareceu no século XVI e tem origem no mesmo idioma, latim, complicare “enrolar, encaracolar, agachar-se, enroscar-se, acocorar-se, encolher-se”. O termo aconchego surgiu no século XX.
A palavra aconchego pode ser encontrada em diversas músicas como a “De volta pro meu aconchego” que é uma canção de Nando Cordel e Dominguinhos e foi gravada pela cantora Elba Ramalho. O título foi tema do protagonista Roque, personagem de José Wilker, na telenovela Roque Santeiro exibida no Brasil em 1985.
O significado de Aconchego está na categoria Significados