Significado de Acalanto


O que é Acalanto



Acalanto é um substantivo masculino e flexão do verbo acalantar (na primeira pessoa do singular no Presente do Indicativo). O termo vem do Latim calare, que significa “fazer parar de falar, aquietar”.

O significado de Acalanto é descrito como a ação ou o ato de acalentar, de embalar ou de ninar.

Normalmente, essa atitude é feita para fazer com que as crianças adormeçam, principalmente se ela é segurada junto ao peito.

Acalanto também é o nome das várias canções musicais voltadas para embalar crianças e bebês. São as conhecidas canções de ninar – sua vantagem principal é proporcionar um sono mais tranquilo e a oportunidade de observar a chegada no sono (momento mágico que muitos pais não possuem hábito ou tempo).

Alguns acalantos são popularmente conhecidos e difundidos ao longo das gerações, como é o caso do “Boi da Cara Preta” e “Dorme neném”.

Dessa forma, um acalanto é encostar a criança até o peito, cantando até ela adormecer.

Para Leite de Vasconcelos (linguista, arqueólogo, filólogo e etnógrafo português), como é mais conhecido, descreve três modelos de cantigas: as de embalar (que são as de berço), as de acalentar e também as que servem para ambos, chamadas de complexas.

O termo acalanto é uma variação da palavra acalento, que tem como conceituação a ação de acalentar, isto é, de aconchegar uma criança, de fazer carinho.

Dessa maneira, entende-se que ambos os termos estão ligados com sensações de conforto e carinho.

No sentido figurado, acalanto traz a ideia de tranquilizar, acalentar esperanças e de lisonjear.

Acalanto é o nome científico do pássaro conhecido como Tentilhão – ave de pequeno porte que chama muito atenção pelo seu cato e por sua coloração.

Acalanto também é o título de uma canção do Roberto Carlos, assim como uma música de Caetano Veloso.

O significado de Acalanto está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Acalanto |