Acabativa é um substantivo feminino e também um neologismo elaborado por Stephen Kanitz, professor e conferencista brasileiro.
O significado de Acabativa é, de acordo com seu criador, a capacidade ou aptidão que determinadas pessoas demonstram em terminar aquilo que iniciaram ou mesmo de concluir o que outros indivíduos começaram.
Para a Gramática, acabativa opõe-se à iniciativa.
Para Stephen, os seres humanos são separados em três grandes grupos:
Eles se diferenciam por meio da iniciativa e acabativa.
Os empreendedores são os indivíduos que mais possuem níveis de iniciativa e de acabativa – isso quer dizer que são as pessoas que, além da teoria, conseguem pôr na prática suas ideias. Os empreendedores são apenas 1% da população. Por exemplo: Steve Jobs e Bill Gates.
Os iniciativos são aqueles que, embora tenham muita iniciativa, não possuem muita acabativa. Alguns exemplos de indivíduos iniciativos são os próprios filósofos, cientistas, professores e as pessoas intelectuais – por isso, embora tenham ideias fascinantes, eles não possuem capacidade de pôr elas em prática. Por exemplo: Thomas Moore e Karl Marx.
O último grupo aborda os acabativos (são 80% da população!) – são as pessoas que possuem muita acabativa, no entanto não possuem (ou possuem muito pouca) iniciativa. Isso quer dizer que estes indivíduos gostam de implantar ideias e projetos, porém não se preocupa com a teoria, somente com os detalhes e a prática em si. São exemplos: administradores, executivos, empresários e engenheiros.
Uma pessoa acabativa pode ser apontada como alguém proativo. Entende-se que este indivíduo possui perseverança e age sem hesitação, sem perder tempo. Esse conceito é fundamental para qualquer área da sociedade. Embora a iniciativa seja de grande importância, de nada ela adiantará se desistir e não continuar com seu projeto ou ideia.
Para Stephen, no Brasil há exatamente o problema da falta de pessoas com acabativa dentro dos ministérios, ou seja, embora tenham pessoas que sejam inteligentes nos cargos atuais e que apresentam muita iniciativa, elas não conseguem colocar as ideias na prática: permanecem somente na teoria.
Para ele, os acabativos procuram ser úteis e seriam parte da solução do problema encontrado no governo do Brasil.
Há um ditado chinês que se adequa perfeitamente com a atualidade no mundo inteiro é: “Quem sabe e não faz, no fundo, não sabe.” Afinal, mesmo com a vida frenética que todos levam, o que se precisa é parar de começar diversas coisas e deixa-las sem conclusão: isso não trará resultados.
O significado de Acabativa está na categoria Significados