Abadia é um substantivo feminino e também uma flexão do verbo abadiar (na segunda pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e também na terceira pessoa do singular do Presente do Indicativo). A palavra vem de abade, termo derivado do Grego abbas, que significa “pai”.
O significado de Abadia é uma comunidade monástica do Cristianismo – originalmente católica. Pode-se conceituar uma abadia como mosteiros governados por um abade ou abadessa – que é a pessoa considerada o pai (ou madre) espiritual da cidade, comunidade ou local onde se localizada a abadia.
Durante a Idade Média, as abadias eram muito relevantes para a cultura – especialmente depois das invasões bárbaras e de Carlos Magno –, pois eram locais responsáveis pela conservação de diversas obras antigas, além de preservar livros e incentivar as artes religiosas. Ainda, elas se destacavam pelo fomento econômico de diversos locais da Europa.
Ao longo do século XVIII, as abadias começaram a ser extintas por causa das perseguições religiosas e também das revoluções políticas que ocorriam na época – e provocaram a destruição da parte dos bens culturais dos mosteiros.
A palavra é ainda usada para designar alguma igreja que pertenceu a abadias. O caso mais famoso e simbólico é a Abadia de Westminster, localizada em Londres – a igreja é palco das coroações e dos casamentos reais realizados pela monarquia britânica. Essa mesma abadia também serve como local de enterro de monarcas, por exemplo.
Juan Carlos Ramirez Abadía era um traficante de drogas colombiano considerado poderoso e ficou muito conhecido no Brasil, pois sua prisão ocorreu em São Paulo, através da Polícia Federal Brasileira em agosto de 2007.
Chamado também de “Chupeta”, Abadía foi enviado para os Estados Unidos e cumpre uma pena de 250 anos de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e, claro, tráfico de drogas.
O significado de Abadia está na categoria Significados