666 é o número citado na Bíblia Sagrada como o número da besta. Tal citação encontra-se no livro Apocalipse 13:18. Na passagem de São João, Deus aparece fazendo o julgamento e destruindo o mal, enquanto, para Ele, aparecem figuras, números e imagens misteriosas.
O Apocalipse é o livro que finaliza a Bíblia e, segundo suas palavras, 666 nomeia a fera (dragão ou besta) que sai das águas do mar para enfrentar Deus. Ainda segundo o livro, a besta teria dez chifres e sete cabeças. A besta representa o sistema político em vigor no mundo, que impera sobre todos os povos e nações. Assim, a nomenclatura 666 quer dizer que, sob a perspectiva de Deus, tal sistema é falho.
O nome dado à fera, 666, tem o intuito de tornar suas características visíveis. Deus fez algo parecido quando modificou o nome de Abrão para Abraão quando decidiu que este servo seria pai de uma multidão de nações (segundo o livro de Gênesis, o significado de Abrão remete a enaltecer o Pai, enquanto o significado de Abraão se volta a ser pai de multidões). A escolha pelo número seis também não é mera coincidência. O seis representa imperfeição. Na Bíblia, há várias referências ao número sete com o sentido de completude. Seis é igual a sete menos um (6 = 7 – 1) e, por isso, remete à ideia de defeito, incompletude; relacionando-se, às vezes, aos inimigos do Altíssimo (Daniel 3:1).
A repetição do seis três vezes, 666, designa ênfase. Essa questão da ênfase por meio da repetição também é uma noção bíblica (Apocalipse 8:13). A partir disso, fica clara a maneira como Deus interpreta a vigência dos sistemas políticos, para Ele, falhos em prover segurança e paz aos seres humanos.
Segundo o Apocalipse 12:9, a besta tinha o objetivo de enganar as pessoas, fazendo com que recebessem uma marca na fronte ou na mão direita com o número 666. Quem tinha a marca ou cultuava a imagem do dragão, foi amaldiçoado e teve corpo coberto por úlceras. De acordo com estudiosos da Bíblia, o evangelista João, ao escrever o Apocalipse e citar a besta, referia-se ao imperador Cesar Nero, de Roma, conhecido por perseguir cristãos impiedosamente, no século I. 666, teria correspondência ao nome do imperador em hebraico.
O significado de 666 está na categoria Significados