Bazinga não existia no dicionário. É uma expressão criada por Sheldon Cooper, personagem interpretado por Jim Parsons no seriado “The Big Bang Theory”, (em português, “Big Bang, a Teoria”) apresentado a partir de setembro de 2007 pela CBS, nos Estados Unidos, e pelo SBT, no Brasil, em agosto de 2011. A série foi criada por Bill Prady e Chuck Lorre
Sheldon, embora tenha dois doutorados e um mestrado, conseguido aos treze anos, e do qual se orgulha muito, considera-se uma mutação genética aperfeiçoada da espécie humana. Mas também possui sintomas da Síndrome de Asperger, tendo problemas de interação pessoal. Suas atitudes também levam a classificá-lo como portador de Transtorno Obsessivo Compulsivo e de hipocondria.
Tudo isso faz com que seja um personagem engraçado, pela sua dificuldade em entender o sarcasmo e também por responder sem segundas intenções, sempre atacando e ofendendo as pessoas.
Em nosso país a série não teve a mesma popularidade que nos Estados Unidos e acabou sendo apresentada nas madrugadas, desde novembro de 2012, embora continue na TV a cabo. Pela CBS, “Big Bang Theory” já está na oitava temporada, ainda sem um término previsto.
Algumas grafias apresentam-se como Bazzinga, com dois “z”, o que está errado, já que o original sempre foi Bazinga.
Significado de Bazinga
Sempre usada no final de uma piada ou de uma brincadeira, Bazinga significa “Te Peguei” ou “Te Enganei”. O significado de Bazinga também pode ser de um comentário sarcástico, destinado a atacar verbalmente uma pessoa que tenha tomado alguma atitude inconveniente.
Exemplo de Bazinga
Sheldon, na série, é um personagem arrogante, prepotente e muito senhor de si, com uma capacidade intelectual muito alta, e se aproveita disso. Um dos exemplos de Bazinga está num dos capítulos da série, quando fala a seu amigo Leonard: “Sempre quis ir a uma boate gótica”. Leonard, acreditando, responde: “Sério?”, ao que ele retruca: “Bazinga!”
Em outro episódio, falando com Howard, Sheldon diz: “Seus sapatos são lindo! Onde você comprou?” Howard assusta-se: “O quê?”, e Sheldon replica: “Bazinga! Não quero saber”.
Origem de Bazinga
Os produtores executivos de “Big Bang” criaram a expressão utilizando a palavra “zing”, geralmente usada quando alguém ridiculariza outra pessoa ou a engana. Para ficar mais sonora e atraente, criando uma gíria diferente, acrescentou-se o “ba” no início e o “a” no fim da palavra, criando a expressão.
Bazinga Punk
Para os fãs da série a melhor tirada de Sheldon na série é o “Bazinga Punk”, que pode ser traduzido como “Bazinga lixo”, referindo-se a Leonard. Depois de uma vingança, quando assusta o amigo, exclama: “Bazinga Punk!, agora estamos quites!”
A abelha Bazinga
A expressão Bazinga acabou por se tornar tão popular que virou nome de uma abelha, descoberta e descrita no Brasil em 2012 pelos cientistas André Nemésio e Rafael Ferrari, ambos brasileiros. Trata-se de uma abelha com coloração metalizada, verde-azulada e tem como habitat a zona de transição entre a Amazônia e o Cerrado.
Os cientistas quiseram homenagear Sheldon, já que o personagem é alérgico às picadas de abelhas.