Absenteísmo ou absentismo é o processo de uso de propriedade agrícola sem que o proprietário esteja presente. A exploração da terra se faz pelo cultivador e há um feitor ou gerente para fazer a intermediação.
O significado de absenteísmo é também o ato de estar afastado, ausente ou fora, de não comparecer, de abster-se.
Absenteísmo escolar é a ausência, repetida ou prolongada, e não justificada pelo aluno não apenas nas aulas, mas em todas as atividades da escola.
Dentre os casos de absenteísmo escolar, as causas mais frequentes são:
-desestruturação familiar;
-progenitores que não dão importância aos estudos;
-ambiente escolar insatisfatório;
-estudo desinteressante;
-violência na escola.
As principais consequências que o absenteísmo escolar pode desencadear, de acordo com pesquisas conduzidas na área, são:
-insucesso escolar;
-abandono escolar;
-analfabetismo;
-exclusão social;
-delinquência.
No Brasil, o Ministério da Educação mede o absenteísmo escolar através do registro de faltas nos diários de classe dos professores.
A taxa de absenteísmo escolar é medida pela razão entre o número de faltas e o número de presenças.
Existe também o absenteísmo dos professores, quando há muitas faltas e/ou ausências prolongadas não justificadas.
O uso mais comum do termo absenteísmo está no meio empresarial.
O funcionário absenteísta é aquele que falta muitas vezes (sem justificativa) ou atrasa com frequência.
O absenteísmo no trabalho pesa bastante na estrutura de custos das organizações, que devem investigar cuidadosamente o que pode estar acontecendo.
As causas mais comuns do absenteísmo nas organizações são:
Infraestrutura
O ambiente de trabalho deve oferecer conforto aos funcionários, com atenção a itens como iluminação, limpeza, banheiros adequados (e a liberdade para usá-los quando preciso), segurança etc. Parecem diretrizes óbvias, mas são muitas vezes desrespeitadas.
Metas
Estabelecer metas absolutamente inalcançáveis desmotiva toda a equipe. Assim como não dar o devido valor às conquistas realizadas. Muitas empresas recebem dados sobre bons resultados e em vez de agradecer à equipe, já estabelecem novas metas, sempre maiores que as anteriores.
Trabalho em equipe
Oferecer recompensas individuais por tarefas realizadas pode ser uma armadilha perigosa: muitas vezes, isso desperta um clima de disputa e as pessoas deixam de trabalhar em equipe, passam a ver os colegas de trabalho mais como inimigos a vencer.
Líderes mal preparados
Tornar-se “chefe” não é apenas ter sido promovido a um cargo superior. Comandar requer habilidades que nem todos têm. Pessoas despreparadas em cargos de chefia podem gerar ambientes de trabalho desagradáveis. E ninguém tem coragem de expressar o descontentamento.
Valorização do ser humano
As empresas devem tratar todos os funcionários com muito respeito, sem distinção de cargo. São inúmeros os fatores que se referem à humanidade dentro das organizações. A empresa é uma entidade jurídica, mas não existe sem o trabalho de cada funcionário. Funcionários tratados com respeito e dignidade são muito mais produtivos. Algumas medidas de corte de custos podem trazer prejuízos de médio e longo prazos.
Comunicação
As pessoas não deveriam precisar ter medo de expressar suas opiniões; com receio de perder o emprego, muitas pessoas se sujeitam a condições de trabalho insustentáveis.
Canais de comunicação eficientes são difíceis de implantar, mas imprescindíveis.
Assédio moral
Mais de 90% dos casos de assédio moral não encontram solução até que o funcionário esteja realmente doente e impossibilitado de trabalhar. Diante de um relato de assédio moral, o que mais acontece é o funcionário ser visto com desconfiança, o que por si só já é falta de humanidade e pode ser causa clara de absenteísmo.
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